Penedo

A histórica Cidade de Penedo tem origens no século 16, em um povoado estabelecido em um terreno elevado, na margem esquerda do Rio São Francisco, em 1560.

Foi elevado à categoria de vila, em 12 de abril de 1636, com o nome de São Francisco. Referência dada por Jaboatão, em transcrição das Memórias Diárias de Duarte de Albuquerque Coelho, na época, o donatário da Capitania de Pernambuco.

Entretanto, a instalação efetiva da condição de vila, teve que esperar até 1658, pois, em 1637, a região foi ocupada pelos holandeses, que construíram no local o Forte Maurício. Penedo foi reconquistada em em 19 de setembro de 1645, em batalha comandada por Valentim da Rocha Pita. Para comemorar a vitória, ergueu-se uma cruz de pedra no local.

Em 1660, os franciscanos fundaram, na vila, um convento e a Igreja de Santa Maria dos Anjos, onde se ensinava francês, latim e filosofia.

Segundo Jaboatão, na segunda metade do século 18, a Igreja Matriz era consagrada à Nossa Senhora do Rosário. Existia também outra igreja do Rosário da Irmandade dos Pretos e a capela de N.S. da Corrente.

Penedo foi elevada à condição de cidade em 1842. Em 1859, o Imperador D. Pedro II esteve em Penedo durante sua visita às províncias do Nordeste.

Por sua localização estratégica, no Rio São Francisco, foi criada uma alfândega na Cidade, em 1867.

A Cidade guarda, hoje, grande patrimônio histórico e cultural. Mais: Prefeitura de Penedo

 

Igreja de Nossa Sra. dos Anjos e Convento de São Francisco, fundado em 1660, em Penedo (foto José Aguilera).

 

Mapa Penedo

 

Historia Alagoas

 

A charmosa vista de Penedo com o Rio São Francisco.

 

Rio São Francisco

 

Jangadas de pescadores em Penedo (Embratur).

 

Penedo

 

Jangadas Penedo

 

Alagoas

 

Alagoas Turismo

 

Copyright © Guia Geográfico - Cidade Histórica de Alagoas.

 

Penedo

 

 

 

 

Jannyne Barbosa

 

Sergio Fecuri